segunda-feira, 8 de junho de 2009

Hervas, Condimentares e Hortaliças (Por http://horganica.blogspot.com/)



ALECRIM
De sabor fresco e doce, o alecrim é recomendado
no preparo de uma grande variedade de carnes, em especial de porco, carneiro e alguns pratos de peixe. Dá sabor especial às batatas e manteigas. Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los.

CEBOLINHA
Cebolinha, tanto crua como
cozida, é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial a manteigas, queijos cremosos e patês. Pode decorar pratos prontos, antes de serem servidos.

CEREFÓLIO
O cerefólio é uma erva originária da região mediterrânea da Europa, sendo conhecido como "folha da alegria".
Muito usada na cozinha francesa, de aroma delicado, o cerefólio pode ser usado em tudo o que leva salsa: omeletes, saladas, vinagretes, molhos com creme, sopas ou carnes assadas. Procure acrescentar ao prato cozido, no último instante.

COENTRO
Muito conhecido da cozinha brasileira, em especial da cozinha do Norte e Nordeste, o coentro tem um aroma singular que combina muito com pratos
de frutos do mar na forma de marinadas, moquecas e caldos de peixe. Também usado em saladas de tomate, coentro e azeite. Faz parte do famoso molho curry.

ENDRO DILL
Mencionado na Bíblia como produto para pagamento de impostos, o dill
era uma erva de alto valor comercial entre os romanos. Os egípcios já conheciam o dill como erva medicinal. Existem referências dos gregos antigos quanto a sua utilização para curar soluços. Na Índia, existe uma longa tradição com o dill, tanto culinária quanto medicinal. As folhas do dill dão um sabor suave e agradável à comida pouco temperada como arroz, sopas, saladas e peixes. Suas sementes e folhas são essenciais no preparo de picles e vinagres aromáticos. Também faz parte dos ingredientes do molho curry

HORTELÃ
Aromática e perfumada, a hortelã é básica na cozinha árabe, tanto no preparo de pratos típicos quanto na decoração. Também é muito usada no preparo d
e chás, assados e grelhados, em geral. É indicada para enriquecer sobremesas. Segundo a mitologia grega, Mentha era uma ninfa de um deus grego, transformada em Hortelã pela maldição de sua esposa enciumada. Por seu perfume marcante, era tratada quase como erva sagrada pelos árabes. Como eram ameaçadas de morte por haverem bebido vinho, as mulheres romanas mascavam hortelã com mel para disfarçar o hálito. Existem referências sobre seu uso em pisos de sinagogas e igrejas italianas. Foi eleita a “erva do ano”, em 1998 pela IHA (International Herb Association).

LAVANDA
Em receitas antigas era utilizada em pequenas quantidades para temperar carnes, em especial porco, e legumes.


MAJERICÃO (20 espécies)
O manjericão é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. As folhas do manjericã
o são muito delicadas. Procure acrescentá-las ao prato cozido, no último instante. O manjericão genovese ou basílico, o anão ou minete e o de folhas finas são usados cruas em molhos, massas, saladas e para fazer molho pesto.

MANJERONA
As folhas da manjerona são muito populares na cozinha grega e italiana.
São usadas no preparo de pratos como carne, sopas, molho de tomate, pizzas, e para dar sabor em óleos e vinagres. Ótimo no preparo de condimentos para suflês, omeletes, batatas e pratos com queijo.
Da família do orégano, a manjerona era uma das ervas favoritas de Afrodite (deusa do amor) e simbolizava a felicidade. Até hoje, é tida como a erva do amor eterno, usada em enfeites por noivos e amantes. Quem visita a Grécia, se de
para com manjeronas silvestres cobrindo a paisagem, exalando seu perfume singular. Foi introduzida na Europa na Idade Média, sendo muito apreciada pelas damas sob a forma de sachês.

ORÉGANO
De sabor forte e aromático, o orégano combina bem com tomate fresco,
molhos à base de tomate, especialmente em pizzas. Pode, também, ser usado em omeletes, assados e pratos com queijo. Faz parte do famoso Fines Herbes*** (tempero francês com várias ervas).

SALSÃO/AIPO
Com folhas aromáticas e saborosas, é indicado para dar sabor a sopas, cozidos, peixes, aves e assados em geral.

SALSINHA

De aroma suave e agradável, é indispensável no preparo de saladas, sopas, molhos e temperos em geral. Quando cozida, a salsinha destaca o sabor do prato principal. Geralmente é usada no clássico Bouquet Garni*

SÁLVIA

Suas folhas aveludadas emprestam fina decoração em pratos prontos para servir. A sálvia é muito usada na cozinha alemã e do norte europeu, no preparo de salsichas e carnes mais ricas em gordura, coelhos e caças. Na Itália, também é utilizado no fígado.

TOMILHO
Muito popular na Europa Mediterrânea, é parte essencial dos famosos Fines Herbes e Herbes de Provence** (temperos franceses com várias ervas) e do
clássico Bouquet Garni*.
Combina com ensopados, marinadas e molhos à base de vinho.


ALGUNS CUIDADOS COM MANUTENÇÃO:


Os vasos e floreiras têm que ser molhados com freqüência: uma vez ao dia no verão (dependendo do calor até duas vezes num mesmo dia, especialmente salsa, salsão, e coentro) e em dias mais frios a cada dois dias.
Procure molhar de manhã cedo ou ao final do dia. Para verificar a umidade da terra coloque o dedo.

Colha a cebolinha escorregando até embaixo, como se estivesse descascando u ma banana.


As ervas gostam de sol e não toleram temperaturas muito frias (abaixo de 6º Celsius- especialmente os manjericões).

Em caso de bichos, pulgões e outras pragas ou para reposição de mudas entre com contato conosco.

Algumas idéias de temperos:


Carne de boi: raspas de laranja, alecrim, tomilho e salsa.
Peixes e moluscos: estragão, endro e raspas de limão.
Porco: folhas de sálvia fresca, tomilho e manjerona.
Carneiro: folhinhas de alecrim, tomilho, segurelha, hortelã e salsa.
Aves: um talo de salsão com um raminho de salsa, tomilho, manjerona, estragão e uma folha de louro. Para aves de caça, junte-se 6 grãos de zimbro e amarre-se num saco de musseline.
Legumes e grãos: folha de louro, sálvia, segurelha, manjerona, orégano e salsa.



Nem todas as ervas se comportam da mesma maneira quando cozidas. O sabor de ervas frágeis como o manjericão, o endro e a hortelã diminuem quando aquecidas, portanto coloque-as ao final do cozimento. Em contraste, ervas fortes como o tomilho, o alecrim se beneficiam com longos cozimentos porque seu aroma penetra lentamente no prato.

O método utilizado para cortar uma erva também pode afetá-la intensamente. Triturar a erva num pilão ou processador de alimentos aumenta seu aroma. Picar em tiras dá um sabor menos picante e é melhor para ervas com folhas tenras como o manjericão.

Ervas delicadas podem ficar pretas se forem picadas com muita antecedência; isso vale especialmente para a hortelã. Para preservar a cor, pique bem as ervas logo antes de usá-las.



*O bouquet garni é a combinação de vegetais e ervas frescas, tendo na sua formação básica os seguintes ingredientes: uma folha de louro, um galho de alecrim, um galho de tomil ho, algumas de salsa e de aipo (salsão), colocados dentro de folhas verdes do alho-poró e amarados com barbante culinário para ser removido facilmente ao final do cozimento.

** As Herbes de Provence são as combinações de ervas frescas ou desidratadas tais como tomilho, alecrim, louro, manjericão, segurelha e alfazema, usadas para te mperar cordeiro e carne de porco, podendo também ser usadas com outros tipos de carne e em sopas.


*** As Fines Herbes são uma mistura de salsa, cerefólio, estragão e cebolinha verde. U sada em molhos de saladas, peixes, ovos, molhos de tomate, "Ragout", aves, carnes, cordeiro e vegetais cozidos. Adicione no final do cozimento.

Um comentário:

  1. A paz do Senhor,
    Amada Gabrielle, adorei seu Blog vou acompanhá-lo.
    Sabe, temos algumas coisas em comum: Somos irmãs em Cristo, tenho 2 filhas que amo demais a 1ª Sarah com 14 anos, a 2ª Rebeca com 5 anos. Meu esposo é Diacono da Assembléia de Deus (meu amor),
    sou instrumentista da igreja, dirigente de louvor dos Adolescentes, dirigente da equipe de louvor e adoro cantar, enfim sou uma levita do Mestre. Adoro plantas, porisso entrei no seu Blog, gostaria de saber muito sobre Horta, principalmente a êpoca certa para plantar cada legumes e verduras. Por hoje é só, fique com Deus.
    Abraços Elizane

    ResponderExcluir