segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Muitas novidades esse fim de semana foi de muitas criações...

Pra começar... fiz um pão... denominado por mim de "caseiro-rústico"

Sismei que queria comer um pão feito em casa, mais rústico... daqueles amassados com as mãos
O que eu faço há tempos, que aprendi com a mamae é em parte de liquidificador... mas a massa fica mole, meio liguenta...
E como entrei desde o ano passado para o mundo da pizzaria caseira! (todas as festas agora faço pizza!!)
Aprendi a fazer a massa... ai resolvi tentar fazer o pão... (até porque andava meio decepcionada com um rocambole de salsicha que tinha solado a massa)...
Enfim...
Fiz o pão, dividi a massa em 3 partes: (pra não ter uma decepção muito grande caso não funcionasse)
1ª parte da massa: um pão tradicional, simplesmente em forma do bola
2ª parte da massa: um rocambole de presunto de peito de peru defumado e mussarela
3ª parte da massa: o mesmo recheio, mas em bolinhas menores
hauhauhauahua
Primeiro assei algumas bolinhas e o bola, testei o forno bem quente 250° e depois abaixei (resultado: uma grossa e dura camada de CASCA, mas a massa ficou boa, beeem firme, mas boa) - "a casca ate cortou o céu da minha boca de tão dura!!!"
Depois assei o rocambole com mais outras bolas, que por terem descansado muuuuito mais, ficaram esparramados e se juntaram... assei em temperatura bem baixa (mínima) do pré-aquecimento até o fim (resultado: ficou branquelo, mas ficou bem assadinho e com a casquinha crocante e bem mais fina) "foi bem mais agradável de saborear"
Bem, é isso!
Fiquem agora com as fotos, porque os pães................................................ já era!!!
Bjs







PARA FAZER O PÃO


INGREDIENTES

750 g de farinha de trigo
15 g de sal
300 g de fermento natural
450 ml de água gelada

PREPARO

Misture a farinha de trigo e o sal. Dissolva o fermento na água. Misture todos os ingredientes e amasse tudo, ate formar uma massa consistente e que não grude mais nas mãos. Deixe descansar pot mais ou menos uma hora. Depois sove o pão novamente, modele-o e coloque em uma assadeira. Deixe fermentar por mais ou menos uma hora novamente. Faça os cortes no pão e asse em forno preaquecido por pelo menos uma hora em forno bem baixo. Caso seu forno não tenha vapor, coloque um recipiente com água e borrife um pouco mais de vez em quando para criar o vapor (isso eu não fiz hehehehe).

OBS: Nos pãezinhos recheados usei o que tinha na geladeira (presunto de peito de peru defumado e mussarela - picadinhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário